quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Missa do Quilo

Todo primeiro final de semana missa do quilo na nossa paróquia - São Sebastião Mártir 02/02/2013.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Reflexão 3º Domingo Tempo Comum - C

Estamos no Tempo Comum. Tempo vivo em leituras com muitas riquezas o que nos arrebata em pensamento e nos leva à meditação insondável da Palavra. Por isso vamos refletir sobre cada texto e procurar extrair a mensagem de Deus para nosso alimento de fé.Na primeira leitura vemos Esdras apresentando ao povo a Lei, este contexto se dá após a volta do Exílio da Babilônia em que o povo está sem rumo, a terra estava toda devastada, as cidades destruídas, o Templo demolido, não tinham rei, nem governo, nem profeta, e o culto estava muito desfacelado, a Lei não estava clara na mente do povo. Isto causou desânimo e fraqueza ao povo de Israel. Mas de outro lado Deus estava feliz porque seu povo estava de volta. Neste contexto Deus suscita a pessoa de Esdras e Neemias que estavam na Pérsia e vieram a mando do Rei Ciro para organizar e direcionar o povo. Esdras encontrou no subsolo do Templo muitos pergaminhos dos profetas tanto do reino de Judá como de Israel e percebeu ali o caminho que o povo necessitava e com isso compilou os textos e redigiu de forma clara e sistemática a Lei de Deus assim nasceu o Pentateuco – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio – Aqui nasce o Período Sacerdotal como o povo não tinha mais a monarquia e nem profeta para dirigi-los, o Templo com os sacerdotes eram a autoridade que eles necessitavam e a religião agora apresentada com os livros da Lei era a direção do caminho a seguir. O povo chorou diante da proclamação da Lei e o escriba diz: Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”. Deus estava alegre, pois seu povo que havia permanecido durante quarenta anos na escravidão agora voltou e Ele pôde lhes dar um consolo e uma presença no caminho. O Senhor cuida de seu povo.

Para continuar lendo clique aqui.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Paróquia São Sebastião Mártir de Rochedo MS

Padres que fizeram e faz parte da História da nossa paróquia. (clique na imagem para assistir o vídeo).

Evangelho do dia 13 de janeiro de 2013

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas.
24João ainda não tinha sido posto no cárcere. 25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 26Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”.
27João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. 28Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. 29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30É necessário que ele cresça e eu diminua”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Evangelho do dia 11/01/2013

                                                             O toque que cura
Lc 5,12-16
Estando Jesus numa das cidades, apareceu um homem coberto de lepra. Ao ver Jesus, ele caiu com o rosto em terra e suplicou-lhe: "Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me". Estendendo a mão, Jesus tocou nele e disse: "Quero, sejas purificado". E imediatamente a lepra desapareceu. E ordenou-lhe que não o contasse a ninguém. "Mas", disse, "vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta por tua purificação a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho". Cada vez mais, sua fama se espalhava, e as multidões acorriam para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Ele, porém, se retirava para lugares desertos, onde se entregava à oração.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Evangelho do dia 10/01/2013


Hoje se cumpriu esta palavra da Escritura.
Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama se espalhou por toda a região. Ele ensinava nas sinagogas deles, e todos o elogiavam. Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano aceito da parte do Senhor". Depois, fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele. Então, começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir". Todos testemunhavam a favor dele, maravilhados com as palavras cheias de graça que saíam de sua boca.